|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
 |
 |
 |
|
|
Movimento Retilíneo Uniforme Variado |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Gráficos do MRUV (2 -parte ) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Posição X Tempo |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Para descrevermos a posição do móvel em MRUV, no passar do tempo, na forma |
|
|
gráfica, basta pegarmos a equação horária da posição e transformá-la sua função |
|
|
matemática na forma de gráfico. Como a equação horária da posição é uma |
|
|
função do 2° grau, temos um gráfico em forma de parábola. O sinal da aceleração |
|
|
define se a parábola fica com sua concavidade voltada para cima ou para baixo. |
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Propriedade gráfica: |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Para determinar a velocidade escalar instantânea (v) num instante (t) qualquer, traçamos uma |
|
|
reta tangente à curva no ponto considerado. Calculamos então a inclinação dessa reta |
|
|
utilizando a tangente do ângulo que ela forma com o eixo do tempo. |
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
(ENEM/2012) Para melhorar a mobilidade urbana na rede metroviária é necessária minimizar |
|
|
|
o tempo entre estações. Para isso a administração do metrô de uma grande cidade adotou o |
|
|
|
seguinte procedimento entre duas estações: a locomotiva parte do repouso com aceleração |
|
|
|
|
constante por um terço do tempo de percurso, mantém a velocidade constante por outro |
|
|
|
|
terço e reduz sua velocidade com desaceleração constante no trecho final, até parar. Qual é o |
|
|
|
gráfico de posição (eixo vertical) em função do tempo (eixo horizontal) que representa o |
|
|
|
movimento desse trem? |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Resposta correta: Gráfico C |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Movimento Retilíneo Uniforme Variado |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
http://deverdecasafisica.blogspot.com.br |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário